Criar uma Loja Virtual Grátis
ENTIDADES
ENTIDADES

Entidades

 

    

As Entidades são os espíritos com os quais são realizados os Trabalhos, Mandingas, Pactos, Consultas (em alguns casos) e todo o procedimento ritualístico religioso. Em nosso Terreiro trabalhamos com Exus, Pombas Giras, Exus Mirins, Preto Velho, Zé Pilintra, Eguns, Kiumbas e Vuduns. As entidades possuem o Arquétipo que é incorporado com a evolução do espírito, por exemplo, o arquétipo de Exu Caveira tem uma energia, nesta energia há vários Exus Caveiras que fazem uso desta evolução. Conheça cada denominação de entidade:
Os Exus da Quimbanda são encarnações de espíritos que viveram em terra há muito tempo, são espíritos em evolução e através do contato com os humanos e a ajuda que prestam a nós eles evoluem e vão pagando o Karma passado. Vindos de muitas reencarnações eles trazem os ensinamentos de outras vidas e de outras experiências.
As mandingas com Exus podem ser feitas tanto para o bem como para o mal (desde que de forma justa), são de extrema força e trabalham com justiça e firmeza, quando Exu aceita a causa pode-se ter certeza do sucesso. Por outro lado, ao trabalhar com Exu deve-se ter muito respeito, fazer tudo com dedicação e fé, do contrario o que se pede pode ser revertido. Os compadres, como são conhecidos os Exus tem o lema que traduz seu jeito: Se me der de comer, também come, se me der de beber, também bebe. Larôie Exu, Exu è Mojubá!
Já a Pomba gira, pombo gira, pombajira e outras variações de escrita, que ao final trata-se da mesma entidade é em síntese a forma feminina das energias de Exu. Trabalham da mesma forma que Exu em casos que necessite a energia do pólo feminino. Suas oferendas possuem detalhes femininos como pentes, batons, jóias, bebidas suaves como licor, champanhe e outros detalhes.
São espíritos de mulheres que se perderam em encarnações passadas e assim como os Exus ajudam a humanidade pagando seus Karmas. Mandingas de Pombagira para amarração e separação são muito fortes, assim como demais trabalhos.
Os Exu Mirins, que são espíritos de crianças, trabalham destrancando caminhos, desatando os nós da vida. junto com Exu e Pomba Gira forma o arquétipo de Família. Seus trabalhos envolvem traquinagens e brincadeiras, possuem grande força em curas e limpezas de espirito.
Figura vivida no tempo da escravidão, os Pretos Velhos trabalham junto a seus filhos como um pai ou mesmo um avô, com amor e dedicação. Suas consultas e aconselhamentos são de grande eficiência por conta da experiência já vivida e da dor que já passaram. Com seu cachimbo e sua cachacinha protegem os caminhos dos filhos, dão consultas, encaminhamentos, quebram trabalhos e auxiliam em todos os caminhos.
O malandro de terno branco em detalhes vermelhos, patrono dos necessitados. Zé Pilintra tem sua morada nos bares, casas de jogos, de prostituição, de festas em geral. Gosta de todas as bebidas alcoólicas. Trata as mulheres como rainhas. Costuma incorporar nas giras de Exu e pertence ao povo das Almas.
Os Eguns são os espíritos que vagam. Não podemos afirmar que são maus, porém eles dificilmente fazem o bem. podem ser espíritos ancestrais ou não, encarnados ainda ou desencarnados. Geralmente são espíritos que ainda não se descobriram como mortos, que ainda não foram encaminhados à Kalunga ou que de lá saíram a comando de alguém ou na tentativa de voltar ao corpo que já não mais existe. Os Eguns são usados em ritos para o mal.
Kuimbas. Estes são espíritos maus por natureza, buscam atrasar a vida dos homens, fugiram das correntes astrais ou foram chamados e evocados para um mal específico, porém o grande perigo disto é que um Kiumba não obedece ao comando sempre que lhe é ordenado, ele faz o que quer ou se a vantagem lhe agrada.
Os Vuduns são espíritos dos trabalhos de vodu. Habitam o cemitério e os locais frios e úmidos, trabalham a comando do magista para atacar ou defender um vodu, são espíritos perigosos.