Criar um Site Grátis Fantástico
KIMBANDA
KIMBANDA

 

                              Saravá Exú Caveira

 

 

A Kimbanda é a gira de exu,no entanto que cantamos na abertura da gira de esquerda esse ponto:

"Com licença da Umbanda pra Kimbanna eu vou virar,vou chamar todos os exus, para todo mal levar"

A Umbanda não vive sem a Quimbanda, como a árvore não vive sem a copa ou sem a raiz, então com base em estudos e prática na Quimbanda podemos afirmar que o culto como o conhecemos é o mesmo praticado na maior parte dos Terreiros de Umbanda do Brasil que para obterem equilíbrio em seus trabalhos cultuam as Sete Linhas da Umbanda e as Sete Linhas da Quimbanda, desta forma podemos discorrer aqui sobre o assunto de uma forma mais ampla e que leve a implementar os atuais conhecimentos sobre os Exus.

A formação da Quimbanda teve uma forte influência dos escravos e índios que sincretizaram Exu com o Diabo por este ser “inimigo dos brancos” e por não aceitarem os Santos Católicos, identificando-se assim mais uma vez com o Diabo. Com o advento da Umbanda começou o trabalho de Quimbanda em Terreiros de Umbanda o que deu sustentação firme aos trabalhos com os, “Compadres”, Exus e assim formatou-se o atual culto da Quimbanda.

Na verdade pode-se dizer que a Quimbanda como a conhecemos atualmente nasceu juntamente com a Umbanda em 15 de novembro de 1908 pois uma Linha completa o outra formando esta força que nos da vida e este reino cheio de luz.

A Quimbanda esta organizada hierarquicamente em sete grandes reinos, as Sete Linhas da Quimbanda, sendo que na Quimbanda também é Oxalá quem manda, o Sr. Omolu é o Rei, coroado por Oxalá, este delega os poderes aos Exus Chefes de Falange:

1. Linha das Encruzilhadas: Exu Tiriri

2. Linha dos Cruzeiros: Exu Meia Noite

3. Linha das Matas: Exu Arranca Toco

4. Linha da Calunga Pequena (cemitérios): Exu Caveira

5. Linha das Almas: Exu Tranca Ruas das Almas

6. Linha da Lira: Exu Sete Liras

7. Linha da Calunga Grande (praia): Exu do Lodo

É bom deixar claro também que o Exu da Quimbanda não é o mesmo Exu do Candomblé aonde ele é um Orixá menor da cultura Yorubá, o Exu da Quimbanda é geralmente um Egum sendo que na maioria dos casos é a Alma de alguém que pertenceu ao culto, conscientemente ou não, e agora trabalha como mensageiro dos Orixás, como Exu, mais ou menos o mesmo que ocorre em outras Linhas e Bandas dedicadas a algum Orixá, por exemplo como na Linha de Ogum trabalham Espíritos de Índios e Negros que em vida foram guerreiros, usaram espada e de alguma forma pertenceram ao culto, como sabemos que Seu Ogum Sete Espadas e Ogum Sete Ponteiras do Mar não são o mesmo que o Orixá maior Ogum.

Os Espíritos, Exus, com os quais estamos tratando tiveram em sua maioria encarnações aqui na Terra em finais do século XIX e princípios a meados do século XX, daí vêm as suas vestimentas e a forma de seu comportamento.

Espero te esclarecido um pouco,eu tenho um blog sobre essas maravilhosas entidades,de uma passadinha lá,sou Umbandista e não sou do mal como muitos pregam por ai.

A escuridão nem sempre é a falta de luz,é um caminho tortuoso,é andar sobre espinhos.
Quem foi que disse que Exu não tem coração?
Quem foi que disse que Exu não respeita a Deus?
Quem foi que disse que Exu é vingativo?
Quem foi que disse,pois é isso,todos dizem,todos falam de Exu,todos falam da Umbanda,pois atirar pedras é mais fácil,quando é na janela do vizinho.
Pois é mais fácil odiar do que amar,é mais facil criticar do que respeitar,é mais fácil se defender atacando!
Não sou santo,nem defensor do agressor,mas quero a justiça,a palavra correta é a lingua sem veneno.
Não me comprem,não me dêem presentes,sou um mensageiro,sou um Guardião,vivo na caridade,não na escuridão.